Home música Bandas nacionais para prestar atenção

Bandas nacionais para prestar atenção

by Thaís Melo

Texto: Thaís Melo

Já fizemos uma matéria sobre alguns artistas da nova MPB que vem chamando a atenção no cenário musical, mas como as bandas ficaram de fora resolvemos fazer uma matéria especial só para elas. Com tantas bandas talentosas que vem surgindo nos últimos anos na cena musical brasileira não seria possível falar de todas em uma matéria só, por isso separamos uma lista com cinco bandas de estilos musicais variados que merecem a sua atenção.

 

Algumas dessas bandas já vem há anos construindo sua trajetória na música brasileira e outras são mais recentes. Uma coisa é certa, cada uma com a sua sonoridade todas são muito interessantes e vem trilhando o seu caminho na música brasileira.

 

O terno

 

Criada em 2019, a banda paulista “O terno” tem um estilo alternativo meio indie rock e é composta por três integrantes. Dentre eles está o músico Tim Bernardes que já falamos a respeito na matéria sobre novos nomes da MPB. Os outros membros da banda são: Guilherme D’Almeida e Gabriel Basile. A banda começou fazendo covers e em 2012 lançou o seu primeiro álbum. Atualmente eles já têm quatro álbuns lançados e vem se consolidando cada vez mais no cenário da música alternativa nacional tanto em relação a conquistar os fãs quanto em relação às críticas positivas que seus álbuns costumam receber.

 

Gilsons

Outro trio que vem chamando a atenção no mercado musical são os “Gilsons”, a banda de MPB foi criada em 2018 e tem uma sonoridade com influências baianas, samba, funk, rap dentre outros estilos tudo misturado na medida certa para formar um som singular que vem conquistando fãs. O trio é composto por José Gil, Francisco Gil e João Gil respectivamente filho e netos do cantor Gilberto Gil. Em 2019 o grupo lançou o seu primeiro EP e teve músicas que viraram hits como “Várias Queixas” e “Love Love” que entrou na trilha sonora da novela “Um lugar ao sol” que ocupou o horário nobre da TV Globo. Mesmo ainda estando no começo a banda já tem seu público fiel.

Jovem Dionísio

Composta por cinco pessoas, a banda “Jovem Dionísio” surgiu em 2019 e tem como integrantes: Bernardo Pasquali, Rafael Dunajski Mendes conhecido como “Fufa”, Gustavo Karam, Bernardo Hey apelidado de ‘Ber Hey’ e Gabriel Dunajski Mendes também conhecido como ‘Mendão’. Com uma sonoridade classificada como indie pop, a banda tem músicas mais animadas e também baladas. Ela começou a chamar a atenção quando lançou a música “Pontos de Exclamação”, mas foi em 2022 que a banda ficou conhecida nacionalmente com o hit “Acorda Pedrinho”. Desde então, os rapazes da banda já fizeram parceria com artistas maiores como as meninas da dupla “Anavitória” e vem trilhando um caminho interessante no cenário musical nacional.

 

Bala Desejo

Criada em 2021 a banda “Bala Desejo” mistura bossa nova, indie pop, MBP dentre outros estilos musicais e a junção de tudo isso compõe uma sonoridade que vem chamando a atenção, principalmente entre os mais jovens. Tendo como integrantes: Dora Morelenbaum, Julia Mestre, Lucas Nunes e Zé Ibarra a banda já foi indicada ao Prêmio Multishow de Música Brasileira e também ao Grammy Latino. Ela lançou o seu primeiro álbum intitulado “Sim sim sim” em 2022.

Jandaia

 Por último, mas com certeza, não menos importante nós temos a banda “Jandaia”. Fundada em Florianópolis em 2019, essa banda desenvolveu o seu primeiro álbum no período da pandemia de covid-19, já que os integrantes moravam juntos e tem uma sonoridade com inspirações bem ecléticas indo desde o funk até o brega e passando por diversos outros ritmos. A banda é composta por Victor Fabri, Murilo Salazar, Idyan Lopes e Lucas Prá e lançou o seu primeiro álbum intitulado ”Estrago” em 2022. Sendo a mais desconhecida das bandas aqui citadas, a Jandaia vem trilhando um caminho singular e que tem tudo para dar certo no cenário nacional.

Related Posts

Leave a Comment