Home literatura Bienal Internacional do Livro chega a sua edição de 40 anos

Bienal Internacional do Livro chega a sua edição de 40 anos

by Thaís Melo

Texto: Thaís Melo

A XXI Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro terá um clima todo especial esse ano, já que essa será a sua edição de 40 anos. Com cerca de 200 horas de programação prevista, ela acontecerá dos dias 1 a 10 de setembro no Riocentro que fica localizado na Barra da Tijuca. Tendo diversos livros à venda, atrações interativas e reunindo diversas editoras e autores nacionais e internacionais, o evento tem tudo para celebrar os seus 40 anos em grande estilo.

Dentre os autores internacionais que já tiveram suas presenças confirmadas no evento temos grandes nomes da literatura jovem como a autora Cassandra Clare. Outra autora que tem milhares de fãs, mas tem como foco o público adulto é a escritora Julia Quinn que também já está conformada como uma das atrações do evento.

Tanto Cassandra Clare quanto Julia Quinn tiveram suas obras adaptadas para o audiovisual e são verdadeiros fenômenos de vendas. Clare está à frente da série de livros “Instrumentos Mortais” e Quinn é a responsável pelos livros “Os Bridgertons”. Obras que fizeram sucesso tanto no mundo da literatura quanto no mundo das séries.

Além delas, também já foram confirmados na Bienal do Rio de Janeiro de 2023 autores como Neal Shusterman responsável pelo sucesso “O ceifador”, K.L.Walther do livro que está fazendo sucesso no Tik Tok “Tempestade de Verão”, Rachael Lippincott e Alyson Derrick autoras da obra LGBTQIAP+ “Ela fica com a garota” dentre outros.

Esse ano o evento também pretende apostar na inteligência artificial para criar experiências mais interativas e imersivas para os visitantes. Unindo a tecnologia com essa forma de arte tão humana que é a literatura.

O evento também terá debates literários, conversas com autores e a presença das principais editoras brasileiras como a Intrínseca, Arqueiro, Alt, DarkSide Books, Seguinte, Record dentre tantas outras editoras e selos importantes no mercado literário nacional.

Para os amantes de livros que querem conhecer seus autores nacionais ou estrangeiros favoritos essa é uma ótima oportunidade de conseguir uma foto ou autógrafo. Além disso, muitos livros acabam tendo preços mais em conta durante a Bienal e toda a experiência proporcionada pelo evento torna tudo ainda mais espacial.

Para quem ainda não foi fisgado pelo mundo da leitura também é uma ótima oportunidade para um primeiro contato. Não tem como ir à Bienal e não querer levar um livro que seja para casa e ficar com vontade de mergulhar nesse mundo mágico dos livros. Se o evento já conquista corações a cada edição, dessa vez ao celebrar 40 anos deve ser ainda mais intenso e apaixonante participar dessa celebração do mundo literário.

 

 

 

Related Posts

Leave a Comment