Home literatura Literatura Latino-Americana: conheça cinco grandes autores

Literatura Latino-Americana: conheça cinco grandes autores

by Thaís Melo

Texto: Thaís Melo

A América Latina é composta por um conjunto de países localizados no continente americano que falam primordialmente idiomas de origem românica. Ou seja, espanhol, português e francês. Formada por 33 nações, essa divisão também leva em conta dados políticos, econômicos e culturais.

Não é novidade para ninguém que os países latino-americanos costumam ter culturas muito ricas e são cheios de talentos das mais diversas formas de arte. Dentre elas uma que se destaca é a literatura. Em toda a América Latina o que não faltam são nomes relevantes da literatura com obras de temas diversos que merecem a sua atenção.

Na matéria de hoje selecionamos cinco desses autores para você conhecer um pouco melhor e quem sabe se encantar por suas obras. Além disso, ler autores de diversas nacionalidades possibilita o contato com novas maneiras de escrita, novas culturas e com toda a pluralidade de visões de mundo que achamos espalhadas pela América Latina. Separamos autores contemporâneos e também autores consagrados para você poder ter contato com as mais variadas experiências de leitura.

Gabriel García Marques

O colombiano Gabriel García Marques foi um escritor, jornalista, editor, ativista e político. Ele faleceu em 2014 no México aos 87 anos, mas durante sua vida escreveu obras memoráveis e colocou seu nome na literatura latino-americana. Ele recebeu o Prêmio Internacional Neustadt de Literatura em 1972 e o Nobel de Literatura de 1982 pelo conjunto de sua obra. Nascido em Aracataca na Colômbia o escritor consagrou o seu nome com sua obra mais famosa “Cem anos de solidão” lançada em 1967 e considerada uma das obras mais traduzidas do mundo.       

Pablo Neruda

Ricardo Eliécer Neftalí Reyes Basoalto nasceu em Parral no Chile e morreu também no Chile, mas na cidade de Santiago aos 69 anos. Ele ficou conhecido não por seu nome de registro e sim pelo seu pseudônimo Pablo Neruda, que posteriormente ele adotou como o seu nome legal. O poeta transitava por diversos estilos de poesia e começou a escrever desde muito cedo. Aos 13 anos já chamava a atenção por sua habilidade com as palavras. Dentre as temáticas de suas obras tinham assuntos políticos, poemas de amor e até uma autobiografia em prosa. Além de escritor ele também era um político e chegou a ser senador. Ele recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1971 e tem obras como a coleção “Vinte poemas de amor e uma canção desesperada” de 1924.

Carla Madeira

A escritora brasileira de 59 anos nasceu em Belo Horizonte no estado de Minas Gerais e além de escritora também é jornalista e publicitária. Embora, não tenha tantas obras publicadas as que ela já lançou até o momento foram um sucesso no Brasil. Sua obra mais famosa é o seu romance de estreia “Tudo é rio” de 2014. Seus outros lançamentos também conquistaram o público sendo eles “A natureza da mordida” publicado em 2018 e “Véspera” de 2021. Carla Madeira atualmente é uma das atoras brasileiras mais lidas no país e seu livro de estreia vai ganhar uma adaptação para o audiovisual em breve. Com uma escrita sensível e livros que surpreendem e emocionam ela tem potencial para ser um dos maiores nomes da literatura no país.

Octavio Paz

O mexicano Octavio Paz Lozano nasceu na Cidade do México e veio a falecer aos 84 anos também na mesma cidade. O poeta, ensaísta, tradutor e diplomata foi laureado com o Prêmio Nobel de Literatura em 1990. Com obras como “O labirinto da solidão” ele publicou mais de vinte livros de poesia além dos ensaios. Octavio Paz morou em diversos países como Estados Unidos, Espanha, Japão, França e Índia e por isso também tinha a bagagem cultural de conhecer diversas culturas para se inspirar.

Isabel Allende

Isabel Allender nasceu em Lima no Peru devido ao trabalho do seu pai que era diplomata. Mas sua nacionalidade é chilena e em 2003 ela também se tornou cidadã norte-americana. Atualmente ela reside nos Estados Unidos e dentre suas obras a mais famosa é o livro “A casa dos espíritos” de 1982 que ganhou adaptação em formato de longa-metragem em 1993. Em 2010 ela recebeu o Prêmio Nacional de Literatura do Chile. Com mais de vinte livros publicados, a sua obra mais recente foi o romance “Violeta” de 2021.

Gostou de conhecer esses autores latino-americanos? Com tantos nomes do passado e do presente que são relevantes para a literatura na América Latina. Em breve podemos fazer uma parte dois indicando mais escritores talentosos para você conhecer e se apaixonar por suas obras.

Related Posts

Leave a Comment