Home artes visuais Hip Hop: Um patrimônio cultural da Paraíba

Hip Hop: Um patrimônio cultural da Paraíba

by Thaís Melo

Texto: Thaís Melo

Em março de 2023 a cultura Hip Hop foi declarada como patrimônio cultural imaterial da Paraíba. Isso significa que todas as manifestações artísticas vindas dessa cultura estão inclusas nisso. Dentre elas, a dança, o grafite, as batalhas de MCs, o beat box, o rap, o slam, os DJs, o break, as batidas dentre outras características marcantes que compõe essa cultura.

A lei que foi publicada no Diário Oficial do Estado em março tem como base esse reconhecimento como uma maneira de preservar práticas, expressões, características, técnicas do Hip Hop e representações típicas dessa cultura que já faz parte da Paraíba.

Com essa nova medida qualquer descriminação atrelada à cultura Hip Hop de maneira ofensiva está sujeita a penalidades legais. De acordo com a lei, medidas preconceituosas e discriminatórias de caráter social, racial, administrativo, cultural ou que vá contra o movimento Hip Hop podem ser punidas. A autora da lei foi a deputada Estela Bezerra filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT).

Como agora o Break é uma modalidade olímpica que vai começar a valer a partir das próximas olimpíadas que devem acontecer em Paris no ano que vem, é de suma importância incentivar mais pessoas a conhecerem a cultura Hip Hop e as características que a compõe como o Break, por exemplo. Com isso, o Brasil pode acabar formando novos atletas para essa modalidade e quem sabe até trazer reconhecimento mundial e medalhas para o nosso país.

Em um país tão multicultural como o Brasil, é sempre importante reconhecer e validar novas formas de expressão cultural e artísticas sejam elas criadas no país ou vindas de longe como foi o caso do Hip Hop que foi criado nos Estados Unidos.

O Hip Hop surgiu na década de 70 nos bairros do subúrbio de Nova York onde a população era majoritariamente composta por negros e latinos. Na época esses bairros eram marginalizados e a população encontrava lazer nas ruas usando toda a sua criatividade para compensar a falta de políticas públicas de lazer que comtemplasse essa parcela da população na época. Graças a toda essa criatividade e originalidade surgiu o Hip Hop, que com o passar dos anos foi ganhando novos elementos que atualmente formam toda uma cultura a parte.

Nos anos 80 o Hip Hop chegou ao Brasil e teve uma relevância maior em São Paulo a princípio, mas com o tempo essa cultura se espalhou para outros estados brasileiros como a Paraíba. Que abraçou tanto a cultura Hip Hop a ponto de incluí-la em seu patrimônio cultural imaterial.

Related Posts

Leave a Comment