Localizado no bairro da Lapa no Rio de Janeiro, o Circo Voador foi criado em 1982 e é um dos principais espaços culturais da cidade. Mas nem sempre ele esteve na mesma localização de hoje. Quando foi criado ele ficava na praia do Arpoador no bairro de Ipanema, sua estrutura era uma lona e a ideia de criar o espaço veio de um grupo de artistas que queriam poder se apresentar para grandes públicos, mas não tinham um espaço adequado para isso.
Quem deu o ponta pé inicial nas apresentações no espaço foram grupos de teatro que se reuniram e fizeram a “Surpreendetal parada voadora” onde os artistas foram da Praça Nossa Senhora da Paz até o Arpoador e com isso foram conquistando os pedestres no caminho que se juntaram a parada. A ideia inicial que teve início em janeiro de 1982 era que a lona ficasse na praia e lá fossem exibidas diversas performances artísticas durante um mês. Mas deu tão certo que durou três meses e só foi encerrado por intervenção da fiscalização que desmontou a lona. Mesmo assim os artistas arrumaram maneiras de seguir se apresentando no Complexo do Alemão.
Depois de meses de apresentações sem uma sede, a prefeitura finalmente resolveu apoiar a iniciativa e cedeu um terreno na Lapa para a construção da sede oficial do circo. Até que em outubro do mesmo ano a sede oficial do circo teve a sua inauguração com mais uma parada. O espaço também contava com uma creche chamada Creche Apareche. Com o espaço ainda no começo, muitos artistas renomados no cenário musical brasileiro atualmente se apresentaram por lá no início de suas carreiras como: Blitz, Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Engenheiros do Havaí dentre outros.
Além de ajudar a lançar os artistas mais novos, o circo também dava espaço para artistas mais antigos. Os artistas também faziam excursões para outros estados onde montavam uma estrutura de lona e se apresentavam para levar um gostinho do trabalho feito no circo voador para quem não morava no Rio de Janeiro. Em 1986 o circo chegou a ir para fora do país e os artistas se apresentaram no México. Tudo ia bem, até que em 1996 o prefeito da época César Maia fechou o espaço.
Quando o prefeito seguinte Luiz Paulo Conde assumiu ele manteve o espaço fechado. Até que em 2002 a produtora Maria Juçá entrou com uma ação popular e conseguiu na justiça o direito de reabrir o espaço. A prefeitura teve que reconstruir a estrutura já que o espaço antigo havia sido derrubado, mas a localização permaneceu a mesma e em 2004 o circo pode finalmente voltar com as suas atividades. Atualmente o espaço é administrado pela organização não governamental (ONG) Associação Circo Voador.
A ONG atua com recursos próprios e no espaço são realizados diversos espetáculos e shows. Mesmo após ter sido fechado e com décadas tendo se passado desde a sua inauguração o Circo Voador segue sendo importante para o cenário cultural da cidade maravilhosa e tanto artistas nacionais quanto internacionais se apresentam por lá.