O estilo musical conhecido como “reggae” foi criado no final da década de 1960 na Jamaica. A sonoridade veio a partir de dois outros gêneros musicais do país, conhecidos como “ska” e “rocksteady”. Um dos principais adeptos do estilo e que foi um dos principais responsáveis por apresentar e popularizar o reggae no resto do mundo foi o compositor e cantor jamaicano Bob Marley.
O reggae tem como base um estilo rítmico que tem como principal característica o tempo fraco, chamado de “skank”. O skank acaba tornando o reggae um ritmo mais lento do que os gêneros que o originaram. Embora o reggae não seja o primeiro gênero musical que se venha à mente quando pensamos em músicas populares no Brasil, ele sempre se faz presente no cenário musical nacional e serve de influência também para músicos de outros gêneros.
Esse estilo musical também costuma ser associado a religião rastafári e muitos músicos que tocam reggae são adeptos dessa religião, mas não é uma obrigatoriedade. Tem como gostar de reggae sem se envolver com a filosofia rastafári. Outra marca que é comumente associada a esse gênero musical é o estilo. Roupas com cores da bandeira jamaicana, dreads nos cabelos, colares e pulseiras de um estilo bem característico também costumam ser associados aos músicos que tocam reggae e as pessoas que são fãs do gênero. Mas novamente não é algo obrigatório para se gostar desse estilo musical.
No Brasil o reggae tem até um dia só para a sua celebração. O dia 11 de maio foi escolhido como o “Dia Nacional do Reggae” devido a data ser o dia do falecimento de Bob Marley. O reggae ganhou força por aqui na década de 1970 especialmente no Maranhão. Jorge Bem Jor e Gilberto Gil chegaram a ter suas músicas influenciadas pelo ritmo do reggae na época.
Já na década de 1980 quando o rock estava em alta no país bandas como Paralamas do Sucesso também tiveram o reggae como influência para algumas de suas composições. Aos poucos o reggae foi chegando e conquistando outros estados brasileiros e bandas próprias do gênero começaram a fazer sucesso por aqui.
Dentre elas as principais foram Cidade Negra, Natiruts, Tribo de Jah, Chimarruts, Planta e Raiz, Maneva dentre outras. Nas décadas de 1990 e 2000 diversas músicas do gênero se tornaram hits. Era comum ligar o rádio ou a TV e ouvir alguma dessas bandas tocando. Em especial Cidade Negra e Natiruts emplacaram diversas músicas que conseguiam furar a bolha e eram conhecidas por pessoas que nem se consideravam fãs do gênero.
Com o passar dos anos o ritmo foi perdendo força conforme outros gêneros foram ficando mais em alta como o Funk e o Sertanejo. Mas embora as músicas possam não estar tocando a exaustão por aí, novas bandas do gênero continuam surgindo, bandas já consagradas seguem relevantes e mesmo que o reggae possa não ser uma febre nacional ele nunca chega a ser esquecido ou odiado pelos brasileiros. O que o mantém sempre fazendo parte da nossa música e influenciando outros estilos