Home artes cênicas Retiro dos Artistas: um lar para artistas que perderam os seus lares

Retiro dos Artistas: um lar para artistas que perderam os seus lares

A instituição acolhe artistas idosos que não tem mais condições financeiras de viverem em outros lugares

by Thaís Melo

Fundado em 13 de agosto de 1918 o “Retiro dos Artistas” era chamado originalmente de “Casa dos Artistas”. Um grupo com 68 profissionais esteve presente na primeira reunião que aconteceu no teatro Trianon. Já na segunda reunião em 19 de agosto do mesmo ano o grupo definiu quais seriam os membros da diretoria.

Com o passar dos anos a Casa dos Artistas foi mudando assim como as ações realizadas por ela. No final, restou apenas o Retiro dos Artistas. Os criadores da casa foram o ator Leopoldo Froés em parceria com o jornalista Irineu Marinho. Eles tiveram como base para o projeto o retiro francês Maison de retraite des artistes de Pont-aux-Dames.

O trabalho do retiro é dar assistência e visa acolher artistas que tiveram seus dias de glória no passado, mas por alguma razão se encontram sem condições financeiras ou físicas de se manterem sozinhos e não tem o apoio da família na velhice. Os idosos assistidos pela instituição tem moradia, alimentação e cuidados médicos dos quais precisem.

Além disso, eles são estimulados a seguirem com produções artísticas já que eles podem fazer exposições no centro cultural do retiro e também podem dar aulas para iniciantes no mundo das artes. O retiro se mantém por meio de doações e realiza alguns eventos para angariar fundos como “A festa junina do Retiro dos Artistas”, que reúne anualmente famosos e anônimos, que além de aproveitarem uma boa festa junina ainda colaboram financeiramente com a instituição.

Localizado no bairro da Pechincha, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, além de doações em dinheiro o retiro também aceita doações de roupas, alimentos, móveis, eletrodomésticos e também de trabalho voluntário. Mas do que garantir abrigo e alimentação para os seus residentes, o local tenta garantir o lazer e o bem estar dos mesmos. Por isso, também são oferecidas sessões de fisioterapia, tratamento odontológico, aulas de Yoga, cuidados estéticos, hidroginástica, aulas de teatro, dança, cinema, acompanhamento psicológico dentre outras coisas.

Mais do um refúgio para aqueles que já contribuíram para a arte e a cultura brasileira, o retino dá a esses idosos condições dignas de vida e um lar. Sendo a única instituição desse tipo no país, o retiro abriga atualmente 52 pessoas e ajuda para que aqueles que tanto contribuíram para a história da arte brasileira no passado tenham um descanso digno nessa fase de suas vidas.

Para saber mais sobre as atividades do retiro e também sobre as formas de ajudar entre no site deles. Lá também é possível saber quem são cada um dos moradores do local e como as doações são utilizadas.

Link para acessar o site do retiro: https://www.retirodosartistas.org.br/

 

Related Posts

Leave a Comment