Home artes visuais Casa InCartaz Cariri: Um espaço de formação audiovisual no Nordeste brasileiro

Casa InCartaz Cariri: Um espaço de formação audiovisual no Nordeste brasileiro

Inaugurada em março de 2023 a casa já está com a sua primeira turma em formação e ainda tem muito a oferecer paro o cenário cultural do Nordeste

by Thaís Melo

A “Casa InCartaz Cariri” foi criada para abrigar a FilmInBrasil EPAC – Escola Popular de Audiovisual do Cariri com patrocínio do Governo do Estado do Ceará. A escola é um projeto de formação profissional com carga horária de 400 horas de duração que são distribuídas durante todo o ano. O foco desse projeto é formar profissionais para atuarem na área de audiovisual.

Os alunos que já estão na primeira turma fizeram uma inscrição online e passaram por várias etapas de seleção e os selecionados têm aulas de diversas áreas relacionadas ao mercado audiovisual como direção de fotografia, roteiro, cinematografia dentre outras. O esperado é que os alunos saiam do curso com uma formação completa para atuar no mercado.

A turma atual começou a ter aulas em março desse ano e tiveram uma aula inaugural  especial com o cineasta, roteirista, documentarista e escritor cearense Rosemberg Cariry. A classe deve se formar em janeiro de 2024 e é composta por 45 alunos que são divididos em quatro equipes e cada uma dessas equipes aprendem teoria e prática. Dentre os trabalhos práticos produzidos pelas equipes estão: uma entrevista, um videoclipe, um documentário e um filme de ficção. Todo esse trabalho é realizado na cidade de Juazeiro do Norte na região do Cariri no estado do Ceará.

Os alunos selecionados para a turma inaugural da iniciativa eram pessoas que já tinham interesse em trabalhar na área de audiovisual e agora estão tendo a oportunidade de aprender esse ofício gratuitamente e realizarem os seus sonhos de trabalharem com audiovisual.

Como esse é um projeto anual, quando essa primeira turma estiver formada novos alunos vão ser selecionados para que o projeto tenha continuidade no ano que vem. Embora o apoio do Governo do Ceará seja até o momento apenas para a primeira turma, os idealizadores do curso estão em busca de recursos para as próximas turmas. O apoio é fundamental não só para a criação de novas turmas, mas também para manter o espaço e as outras atividades e ações realizadas nele.

O local também será utilizado para pequenas exposições, palestras, workshops, coworking de empresas culturais e produtores. A primeira exposição que o espaço vai abrigar se chama “Back Pack 4 Life” composta por fotos tiradas pelo cineasta Marcelo Paes de Carvalho. Já tendo conhecido cerca de 60 países, na exposição ele retrata as suas aventuras ao redor do mundo.

Além disso, o espaço também abriga o “Albergue Cultural” que são suítes onde grupos de artistas e professores da EPAC vão poder ficar durante a sua estadia no estado. Para o futuro do projeto os planos são expandir ainda mais usando toda a potencialidade do espaço. Uma das medidas que deve ser posta em prática em breve é a criação de um Cineclube para pessoas com deficiência. Aliando cultura, arte e educação o espaço promete ser um importante centro cultural e de formação do Ceará.

 

Related Posts

Leave a Comment