Home artes visuais Como a cultura indígena vem ganhando espaço no cenário artístico mundial

Como a cultura indígena vem ganhando espaço no cenário artístico mundial

A arte indígena é de uma riqueza singular e vem influenciando e se espalhando para fora das comunidades indígenas

by Thaís Melo

Existem por volta de 300 etnias indígenas no Brasil. Todas com suas próprias culturas, costumes, hábitos, crenças etc. Mas uma coisa que a maioria delas tem em comum é o fato de se expressarem artisticamente, mesmo que por vezes, possam não ver a arte como uma forma de expressão e sim como uma maneira de produzir utensílios úteis no dia a dia de suas comunidades, por exemplo.

A maioria das tribos indígenas no país faz máscaras, cestos, pintura corporal, cerâmica, plumagem e essas práticas tem como resultado a arte indígena. Mas conforme os povos indígenas vão sendo exterminados sua arte vai desaparecendo junto com eles. Mesmo assim, é cada vez mais comum entrar em um museu ou galeria e ver alguma peça indígena em exposição.

Existem ainda artistas da atualidade que produzem sua arte de forma a conversar com a arte contemporânea, mas sem deixar de lados suas raízes indígenas como Denilson Baniwa, Naine Tereza e Jaider Esbell que vem conquistando cada vez mais relevância no cenário artístico mundial. Muitas vezes as artes indígenas que vemos em museus se tratam de uma expressão cultural tradicional e foram produzidas não por um artista específico, mas por diversos membros de uma dessas comunidades. Geralmente esse tipo de arte é composto por artefatos antigos encontrados por arqueólogos.

Já a arte indígena contemporânea é feita por artistas que representam diversos povos diferentes e embora eles contem a história e mostrem a cultura de seus povos por meio da arte. Eles também apresentam nelas questões sociais da atualidade. Temas como, liberdade sexual, meio ambiente, direitos dos indígenas, igualdade de gênero e direitos humanos são questionados e mais do que isso, são apresentados de maneira única.

Afinal as vivências desses povos sobre essas questões acabam sendo bem peculiares, já que muitas vezes eles vêm tendo seus direitos básicos negligenciados. Por exemplo, a visão de uma pessoa branca criada no meio de uma grande cidade sobre o meio ambiente com certeza vai ser bem diferente da visão de uma pessoa indígena que foi criada em contato direto com a natureza.

E esse olhar único e que se apresenta por meio de uma arte com características distintas é justamente o que vem fazendo com que a arte indígena ganhe cada vez mais espaço, não apenas no Brasil, mas no cenário artístico mundial. A arte indígena por vezes também é produzida em grupo, e quando é esse o caso tem ainda toda a questão dos direitos autorais. Ainda assim, artistas indígenas vem ganhando cada vez mais espaço em diversos tipos de arte como as artes plásticas, a fotografia, a escrita. E se essa arte e esses povos tiverem o reconhecimento e o respeito que merecem com certeza sua arte vai chegar cada vez mais longe.

 

 

 

Related Posts

Leave a Comment