Home literatura Novas editoras brasileiras que tem feito um trabalho diferenciado

Novas editoras brasileiras que tem feito um trabalho diferenciado

O mercado editorial vem se reinventando para atrair a atenção dos leitores, conheça algumas editoras que vem fazendo a diferença nesse meio

by Thaís Melo

O mercado editorial brasileiro vive buscando inovar e temos muitas editoras que já são conceituadas e consagradas no país como a Intrínseca, Companhia das Letras, DarkSide Books, Rocco, Record, Arqueiro, Seguinte dentre outras. Já as novas editoras que vem surgindo já são criadas com a difícil missão de se destacarem para conseguir seu espaço no meio das editoras maiores.

Muitas apostam em ter foco em gêneros específicos, outras focam em um público específico, também existem aquelas que investem em proporcionar experiências e temos ainda às editoras que tem como diferencial as suas edições. Seja lá a forma que cada nova editora encontra para se destacar e buscar o seu espaço no mercado editorial sabemos que esse não é um caminho fácil.

Um dos pontos positivos dessas novas empresas entrando no mercado editorial é que elas costumam apostar mais em autores novos que ainda não tem o seu nome reconhecido no meio literário, muitas delas também acabam tendo uma maior diversidade apostando em obras LGBTQIAPN+, em autores negros e também em escritores de fora do eixo sul-sudeste. Por ainda estarem buscando consolidar o seu nome no mercado editorial, essas empresas acabam arriscando mais e com isso, apostando mais em obras diferentes que muitas vezes podem ter sido rejeitadas por editoras maiores.

Pensando em valorizar esse trabalho separamos alguns exemplos de novas editoras que vem fazendo um trabalho diferenciado e que vale a pena conhecer.

Editora Flyve

A Editora Flyve aposta não apenas nas obras que publica, mas na experiência do leitor. Por isso, eles têm como diferencial a “Experiência Flyve” que começa na interação deles com o público nas redes sociais, mas também se reflete na experiência de compra. Isso por que os livros são enviados em uma caixa especial, que além de conter penas do mascote da editora ainda tem também alguns brindes, além é claro, do livro adquirido. Nas redes sociais eles mostram alguns exemplos de brindes que são enviados nas caixinhas como bottons, imãs, adesivos, marcadores e muito mais.

Editora Euphoria

Já a Editora Euphoria tem como diferencial a temática das obras que ela escolhe publicar. Todas as publicações lançadas por ela tem temática LGBTQIAPN+ e são histórias adaptadas de fanfictions. Como muitos escritores que fazem sucesso em outros países começaram escrevendo fanfics, é bem interessante ver uma editora nacional apostando nessas obras, já que muitos autores nacionais mais novos também começaram no mundo da escrita através das fanfics e o fato de serem apenas obras LGBTQIAPN+ deixa tudo ainda mais diverso e interessante.

Editora Patuá

A Editora Patuá aposta em ter como o seu diferencial a forma de publicação. Isso devido ao fato dela não cobrar para publicar autores desconhecidos, que é o que a maior parte das editoras costumam fazer. Aqui a aposta é realmente na qualidade da obra que o autor escreveu. Além disso, ela se preocupa em investir bastante na literatura nacional.

Para os apaixonados por livros é sempre bom ficar por dentro dos novos lançamentos e do trabalho das novas editoras que vem surgindo. E aí, tem alguma nova editora que você acha que vem fazendo um trabalho interessante?

 

 

Related Posts

Leave a Comment