Home literatura A importância da realização de feiras para o setor literário no Brasil

A importância da realização de feiras para o setor literário no Brasil

Os eventos literários ajudam na venda de livros e também na disseminação da literatura no país

by Thaís Melo

A leitura no Brasil infelizmente ainda é vista como um lazer da elite, ou como algo chato pela maioria das pessoas. O preço dos livros está cada vez mais alto e atualmente ter a sua própria coleção de livros em casa pode sim ser algo que demanda dinheiro e que poucos brasileiros conseguem ter. Mas independente disso, o hábito da leitura tem que ser algo democrático e acessível para pessoas de todas as idades e classes sociais.

Na busca pela disseminação da leitura bibliotecas públicas acabam sendo de suma importância para que até quem não tem dinheiro para comprar livros possa ter acesso aos livros. Infelizmente no Brasil não temos tantas bibliotecas públicas como deveríamos dado o tamanho da nossa população. Os mais jovens por vezes conseguem acesso aos livros nas bibliotecas de suas escolas, mas é claro nem todas as escolas oferecem esse espaço. Além disso, o ideal é que todos tenham acesso a bibliotecas e não apenas estudantes, mas com tão poucos espaços desse tipo por aí fica complicado fazer com que aqueles que tenham menos recursos tenham acesso aos livros.

Para a parcela da população que mesmo não sendo das classes mais altas ainda assim consegue gastar dinheiro com livros as livrarias até poderiam ser uma opção, mas nesses espaços infelizmente os preços costumam ser bem altos. Comprar online é a solução de muitos leitores, já que os preços costumam ser mais em conta e a variedade também tende a ser maior. O que ainda assim não é o ideal, já que por conta disso muitas livrarias vêm fechando suas portas e declarando falência e também, pois uma grande parte da população não tem a possibilidade de realizar compras online.

Uma iniciativa que vem crescendo com o passar dos anos e além de geralmente oferecer preços mais em conta do que nas livrarias, acaba por despertar a vontade de ler em muitas pessoas são as feiras de livros. Desde as grandes e mais tradicionais como a Bienal do Livro até feiras mais novas e menores que vem surgindo. Essas feiras geralmente reúnem diversos gêneros de livros e diversas editoras, então os leitores encontram livros mais caros, mas também livros com preços mais baixos e promoções.

Além disso, muitas escolas públicas e particulares costumam levar seus alunos em excursões para visitar esses eventos. São nesses passeios que muitas crianças acabam tendo o seu primeiro contato com os livros e se apaixonam pelo mundo da literatura. Muitas escolas públicas até disponibilizam vales para que os alunos possam comprar livros nesses eventos e muitas crianças e adolescentes tem a oportunidade de adquirirem o seu primeiro livro dessa forma.

Isso sem falar que o contato com vários livros físicos e a experiência de estar nessas feiras desperta nas pessoas um encanto que muitas vezes um site ou até mesmo uma biblioteca pública não são capazes de despertar. É preciso que esses eventos recebam casa vez mais incentivo para acontecer e cheguem às regiões mais remotas do país também, afinal, o Brasil não se limita ao Sudeste e ao Sul do país e muitos eventos se concentram apenas nessas regiões.

É fundamental a criação de feiras e outros eventos que mostram que diferente do que muitas pessoas costumam pensar, ler não é chato e não está atrelado somente ao mundo acadêmico. Além disso, também é importante que uma vez que a magia da leitura seja despertada nos indivíduos eles consigam ter acesso aos livros seja em bibliotecas públicas ou conseguindo adquirir exemplares por preços acessíveis.

Além da Bienal também existem feiras como a FLIP (Festa literária internacional de Paraty) ou o LER – Festival do leitor, eventos como esses acontecem por todo o Brasil e cada estado vem tendo as suas próprias feiras e eventos literários. Todas buscando o mesmo objetivo, celebrar a cultura e a literatura, facilitando o acesso das pessoas aos livros. Esse contato é fundamental já que ler abre portas para novos sonhos, novos conhecimentos e proporciona que as pessoas viajem por novas culturas e até por novos mundos sem saírem do lugar.

E pensando mais além essas feiras também são importantes para autores independentes ou que publicam por pequenas editoras que muitas vezes podem por meio dessas feiras ter o seu primeiro contato com o público para divulgarem o seu trabalho, já que quem quer viver de literatura no Brasil tem um caminho difícil a percorrer. As editoras também se beneficiam já que passam a ser conhecidas por novos leitores e tem um aumento nas suas vendas. Com esses eventos acontecendo com cada vez mais frequência e em mais lugares todos ganham, editoras, autores, e leitores tanto os que já estão no mundo dos livros faz tempo quanto os que estão descobrindo a sua paixão pela literatura agora.

 

 

 

Related Posts

Leave a Comment